Praia Grande Hoje

-

Tempo em Praia Grande 🏖 será de quentura nos próximos dias ☀⛱😎 | ver ao vivo | Estradas

🤑 Concursos Mega Sena | 🔎 Empregos | 🌊 Balneabilidade | 📞 Lista PG | 📸 Câmera Ao Vivo
📚 Biblioteca Digital

CAPA

Brasil é escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 16, 2012

Praia Grande supera meta do MEC para o IDEB

Por: Departamento de Comunicação Social de Praia Grande

Curta a página do Praia Grande News no Facebook
Siga as últimas notícias em nosso Twitter oficial



Praia Grande superou em 10% a meta do MEC para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do ensino no País, cujos resultados foram divulgados na terça-feira (14). O Município obteve nota 5,5 na primeira fase do Ensino Fundamental (até o 5º ano), ultrapassando a meta estipulada pelo MEC para a Cidade, que era de 5 pontos. O sistema de ensino de Praia Grande teve a segunda melhor nota da Baixada Santista, perdendo apenas para Santos, que obteve 5,6.

Em comparação à nota obtida no último IDEB (divulgado em 2010), Praia Grande também demonstra crescimento. Os 5,5 divulgados representam crescimento de 12% em relação aos 4,9 conquistados no último IDEB. Os resultados também indicam que o nível da Educação Básica em Praia Grande está acima da média nacional, que foi de apenas 4,1.

No resultado individual por escolas, tiveram destaque as unidades municipais Estina Campi Baptista (Canto do Forte), que obteve 6,5; José Padin Mouta (Tupi), com 6,5; e Roberto Mario Santini (Guilhermina), com 6,3.

De acordo com a secretária de Educação, Sandra Galvão, o índice é resultado do trabalho da secretaria em torno dos Parâmetros Essenciais do Município, que possibilitaram a elaboração de um planejamento cuidadoso. “É importante salientar que este desempenho é mérito de todos, pois educação é um trabalho que necessita de defensores, de facilitadores, sendo que o apoio das famílias também fazem a diferença”, afirmou. E ainda ressaltou: “Acreditamos que o mais importante é o diagnóstico realizado e o que podemos modificar a partir deles. Neste momento, não podemos nos acomodar. É importante que cada unidade reflita os seus números e elabore, junto à equipe, estratégias de superação dos pontos mais vulneráveis”.

9º ano – Na segunda fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Praia Grande conquistou a nota 4,6, que representa um crescimento de 6% em relação à nota alcançada no último IDEB, que foi de 4,4. Apesar disso, ficou 2% abaixo do estipulado pelo MEC, que era de 4,7. No resultado individual, teve destaque a unidade municipal José Júlio Martins Baptista, com 5,3 pontos, além das estaduais Balneário das Palmeiras, com 5,8 e Maria Pacheco Nobre, com 5,6.

Vale ressaltar que as escolas municipais de Praia Grande possuem laboratórios de informática, programas pedagógicos modernos, ferramentas tecnológicas para auxiliar a aprendizagem, ações comunitárias para aproximar a família da escola, projetos de atividades complementares, como o SuperEscola, salas de reforço escolar, além da rede oferecer capacitação constante aos educadores. 

Histórico - O Ideb é o principal indicador utilizado pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliação da qualidade da Educação no País. Criado em 2007, baseado em uma escala que vai de zero a dez, o IDEB sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil. 

A série histórica de resultados do Ideb se iniciou em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022.

Pesquisar este blog

Featured post

Mapa dos bairros de Praia Grande

 ESSE É O MAPA DA CIDADE DE PRAIA GRANDE Todos os bairros de Praia Grande, litoral de São Paulo

VISITAS

MAIS RECENTES