Editorial Futpraia RBX Sports Praia Grande.
Todos os direitos são reservados.
Todo o entusiasmo gerado à volta da Copa América de 2016 tem vários motivos: Primeiro porque esta competição foi realizada pela primeira vez em 1916 e por isso é referida como o Centenário da competição. Segundo porque vai ser a primeira vez que esta será realizada fora da América do Sul. E terceiro porque os Estados Unidos será o país anfitrião deste importante evento.
O evento vai ser realizado com a parceria e colaboração da US Soccer, CONCACAF e CONMEBOL, nesta celebração do centésimo aniversário da competição.
Entre 3 e 26 de junho de 2016, e em diferentes cidades dos Estados Unidos, teremos a oportunidade de vibrar com estrelas como Lionel Messi (Argentina), Neymar (Brasil), Luis Suarez (Uruguai) e Alexis Sanchez (Chile).
Irão participar seleções de 16 países, 6 da CONCACAF, incluindo os Estados Unidos e o México, 10 equipas da America do Sul, Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A Costa Rica e a Jamaica também estão apuradas e as 2 últimas equipas irão chegar através do playoff.
Esta é uma notícia fantástica para um desporto que está a crescer em popularidade nos EUA. A Copa América é sem dúvida uma das competições internacionais mais importantes, ultrapassada apenas pelo Mundial de Futebol e pelo Campeonato Europeu que se realiza a cada 4 anos.
Sendo a primeira vez que a Copa América se vai realizar fora da America do Sul a realização do torneio está a gerar um enorme entusiasmo nas grandes cidades norte americanas. Tanto assim é que 24 cidades demostraram interesse em receber os jogos da competição. Desde Orlando a Seatle e de Los Angeles a Nova Iorque todas desejavam participar.
A 19 de Novembro de 2015, foram anunciadas as 10 cidades que foram selecionadas. Uma das cidades selecionadas foi a bela cidade de Orlando, uma das cidades mais movimentadas do país. O estádio onde os jogos serão realizados é o Citrus Bowl com capacidade para mais de 60.000 pessoas.
O Citrus Bowl é o estádio do Orlando City Soccer Club, time do brasileiro Flávio Augusto, fundador do Canal Geração de Valor.
As restantes cidades foram: Nova Iorque, Seatle, Pasadena, Santa Clara, Filadélfia, Houston, Glendale, Foxborough e Chicago. Os estádios têm capacidade entre 60 a 90 mil espectadores e espera-se uma grande afluência aos jogos.
A realização deste evento desportivo não deixou de estar envolvida em alguma polémica devido aos recentes escandâlos de corrupção da FIFA, envolvendo os presidentes da CONCACAF e da CONMEBOL.
O Centenário será um evento especial fora da agenda quadrianual que incluiu a Copa do Chile este ano e a Copa do Brasil agendada para 2019.
Os planos para uma Copa América alargada tem estado a ser pensado há algum tempo, tendo a CONMEBOL anúnciado os seus planos para este evento em Outubro de 2012. No entanto, foi necessário ultrapassar alguns obstáculos que atrasaram o seu anúncio oficial, sendo o principal a permissão por parte dos clubes que os seus jogadores pudessem participar na competição.
Dado que as equipes da CONCACAF, tecnicamente foram convidadas a participar num torneio que é Sul Americano, os clubes não eram obrigados a liberar os jogadores.
Uma outra curiosidade é que a competição vai decorrer ao mesmo tempo que o Europeu de 2016 que começa em 10 de Junho de 2016.