No discurso proferido no Plenário nesta quinta-feira (18), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) homenageou o Exército Brasileiro, que comemora 376 anos de fundação na próxima sexta-feira (19).
Foto: Pedro França, Agência Senado / Reprodução |
O senador ressaltou a relevância histórica da data, que remete à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, no atual Estado de Pernambuco, à época uma capitania da Coroa Portuguesa. O senador e general da reserva recordou importantes momentos da história da instituição, como a resistência à invasão holandesa e as batalhas pela independência do Brasil. Ele homenageou os "valentes guerreiros" que lutaram nesses confrontos:
— Presto minha homenagem àqueles que lutaram: Barreto de Menezes, Vidal de Negreiros, Felipe Camarão, Henrique Dias, João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso. Naquele tempo, emergiu a figura do mais ilustre soldado que tivemos: Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, membro do Batalhão do Imperador, seu primeiro porta-bandeira, que se destacou nas batalhas pela nossa independência.
Mourão também enfatizou a atuação do Exército Brasileiro nas duas guerras mundiais, onde os soldados brasileiros exibiram "coragem e valentia" nos combates. Ademais, destacou o papel do Exército na salvaguarda da democracia. O senador sublinhou ainda o compromisso com a segurança e o bem-estar da população, evidenciando a participação durante a pandemia de covid-19.
— O Exército colaborou [no combate à pandemia], transportando vacinas, medicamentos, respiradores, mobilizando seus profissionais de saúde em hospitais de campanha e apoiando intensamente as campanhas de vacinação. Na Primeira Guerra, enviamos oficiais aviadores para ajudar nos combates aéreos e oficiais combatentes que lideraram pelotões franceses. Na Segunda Guerra, foi diferente: cruzamos o Atlântico com a Força Expedicionária Brasileira. Dentre tantos militares, dos 25 mil soldados, estava meu pai. A todos eles, minha sincera homenagem — salientou.
Com informações da AGÊNCIA SENADO.
18/04/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário