Palácio das Artes - Palácio das Artes tem três dias de peças gratuitas
Mapa Cultural Paulista |
Por Lorena Flosi, publicado na sexta-feira, 2 de setembro de 2011 no Palácio das Artes.
Seis peças teatrais sobem ao palco do Teatro Serafim Gonzalez na próxima sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4), para apresentações gratuitas. Selecionadas na primeira etapa do Mapa Cultural Paulista, as produções disputam agora uma vaga na fase estadual do concurso, e se apresentam para um corpo de jurados em sessões abertas à população. Não há necessidade de retirada prévia de ingressos. O Palácio das Artes fica na Avenida Pres. Costa e Silva, nº 1600, no Bairro Boqueirão. Outras informações pelo telefone 3496-5713.
Classificadas na etapa municipal como as melhores de suas cidades, as companhias disputam agora o título de melhor da Baixada Santista, o que as torna aptas para a disputa em âmbito estadual, quando competirão com artistas de outras trezentas cidades. Apenas um grupo poderá seguir para a próxima etapa, que acontece em 2012, quando os trabalhos vencedores terão a oportunidade de circular pelos municípios e captar apoio e/ou patrocínio cultural.
Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.
Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.
Confira a programação teatral do Mapa Cultural Paulista no Palácio das Artes:
Sexta-feira – 2 de setembro
Teatro Serafim Gonzalez
20 horas - Oedipvs Rex (adulto)
Édipo Rei, escrita por Sófocles em 427 a.C., trata de um mito grego, ilustrando a impotência humana diante do destino. O herói, e agora rei, governa a cidade de Tebas depois de ter desvendado os enigmas da funesta Esfinge, a “inexorável cantadeira”, e se casa com Jocasta, com quem teve quatro filhos (Polinices, Etéocles, Antígona e Ismene). Algum tempo depois, a cidade se depara com uma terrível peste. Ao mandar seu cunhado Creonte consultar o oráculo de Delfos, descobre que a única maneira de acabar com o mal é descobrindo os assassinos de seu antecessor, o rei Laios.
Duração: 60 minutos
Sábado – 3 de setembro
Teatro Serafim Gonzalez
10 horas - Nocktursday (infantil)
Os livros estão desaparecendo, as crianças não querem mais sonhar. O Senhor da fantasia Canela de Papel e seus personagens, estão prestes a virar apenas rascunhos e só existe uma maneira disso acabar... Pipoca uma menina sonhadora vai embarcar numa viagem entre o mundo real e a cidade dos livros, muitas aventuras a esperam nesse conto que vai divertir crianças e adultos.
Duração: 70 minutos
14 horas - Dom Casmurro, Bentinho e sua consciência (adulto)
Esta montagem retrata todo o drama de Bentinho que a todo instante se diz traído por sua falecida esposa - Capitu. No decorrer do espetáculo Bentinho fica discutindo e desabafando com sua Consciência, que toma a forma real, sobre as dúvidas e sua vida. A sua consciência, por sua vez, sempre o coloca na "parede" requerendo fortes argumentos a respeito da suposta traição de Capitu. O espetáculo é repleto de humor e ironias das quais se referem aos personagens e fatos marcantes de nosso país, mas sem perder o foco central, além de ter a estrutura complexa do livro e um desfecho do qual os atores se lançam à platéia para ver se esses, por sua vez, conseguem resolver o problema de Betinho.
Duração: 40 minutos
18 horas - O que terá acontecido a Rosemary (adulto)
Partindo da paródia de filmes clássicos, que já se encontram no imaginário popular e calçados na interpretação melodramatica para que se evidencie os tipos ali apresentados, o grupo tem como proposta revisar, revitalizar e tentar reiventar a tradição dos besteiróis e das comédias da atlântida. Assim o espectador é estimulado através do exagero, do apelo visual e da inverossimilhança. O que está acontecendo no palco trata-se de uma obra ficcional que pode envolver e emocionar a platéia, fazendo com que essa embarque no prazer proporcionado pelo teatro.
Duração: 90 minutos
Dia 4 de setembro – Domingo
Teatro Serafim Gonzalez
14 horas - Uma outra estação (adulto)
"Uma outra estação" é um drama escrito e dirigido por Rodrigo Marcondes, foi inspirado na canção Clarisse, de Renato Russo. Narra a história de Clarisse, que está internada em um sanatório, e o seu relacionamento conturbado com sua psiquiatra Helena. Um conflito que levanta questões como preconceito racial, sexualidade, violência infantil e loucura. Um espetáculo que utiliza recursos de teatro de sombras, sistema teatro genoma, que possui uma sonoplastia belíssima para falar dessa história entre duas mulheres que acabam se descobrindo uma na outra, com final surpreendente. No elenco estão Juliana Vicma (Clarisse/Natasha) e Barbara Braw (Helena).
Duração: 60 minutos
17 horas - O vendedor (adulto)
O espetáculo retrata um vendedor ambulante que faz de tudo e cria as mais variadas peripécias, com o intuito de conseguir vender o seu produto. De maneira bastante intimista, ele mostra dor e alegria, fala de amor e ódio, discute a política e o seu povo. É um paralelo metafórico e sarcástico sobre a dificuldade de viver em um mundo tão capitalista, onde as pessoas buscam cada dia mais “ter” e não “ser,” se esquecendo do amor, da fé e do respeito ao próximo. Espetáculo apresentado apenas por um ator em cena, dentro de uma estrutura dramatúrgica narrativa e performática, onde o personagem vai se purificando em espécies, tipos, estereótipos, que se mantém equilibrado por uma sonoplastia viva presente, que interage o tempo todo com as sua ações, na tentativa provocar no público uma reflexão sobre o seu papel enquanto cidadão atuante.
Duração: 90 minutos
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário