A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou hoje (1º) o curso de formação que irá selecionar 72 novos guardas para reforçar o efetivo atual do Município. Com 142 alunos aprovados através de concurso público, o curso tem duração de cinco meses, três deles realizados na Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em Santos. Durante cerimônia que marcou a aula inaugural, o subsecretário para Assuntos de Segurança Pública (Subseg) deu boas-vindas aos candidatos a guardas municipais.
Novos GCMs devem estar atuando em Julho
“Esse é um reforço muito importante para a GCM, que em cinco meses ultrapassará a marca de 300 guardas municipais compondo seu efetivo. No começo de junho, todos já estarão nas ruas, acompanhados, claro, por guardas mais experientes”, pontuou o subsecretário.
Seguindo a Matriz Curricular Nacional Para Guardas Municipais, preconizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), o curso oferece, entre outros assuntos, formação em ética, cidadania, direitos humanos e segurança pública, com destaque para a gestão integrada de segurança. Durante o curso no Unimonte, os alunos estudarão matérias como Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública, Gerenciamento da Informação e Uso Progressivo de Armas de Fogo.
A cada módulo - quatro no total – o estudantes farão um exame escrito para avaliação dos conhecimentos adquiridos. Notas menores que seis eliminam o aluno. Após as disciplinas teóricas, os alunos iniciam o aprendizado sobre os procedimentos operacionais da Guarda Municipal, ministrados pela GCM. Também são eliminatórios os exames psicológico, toxicológico e a investigação social. Ao final do processo, dos 142 alunos, 72 devem ser considerados aptos para integrar o efetivo da Guarda Civil Municipal.
Entre eles está o aluno Ademir Paes, 31 anos. Em busca de uma carreira sólida, o técnico em logística prestou pela segunda vez o concurso para Guarda Civil Municipal de Praia Grande. “Prestei o mesmo concurso em 2001, mas a GCM não estava tão bem estruturada como hoje. Esse concurso me interessou bastante pelo fato de agora a instituição oferecer um plano de carreira, com benefícios e gratificações. Sempre foi uma vontade minha trabalhar na área de segurança, tenho familiares e amigos policiais e pretendo crescer na GCM.”
Guarda Civil Municipal - Desde 1969, na época chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas, a GCM zela pela segurança de moradores e turistas, sempre cumprindo o papel de proteger bens, serviços e instalações e servindo à sociedade. Em 1989, foi criada a Secretaria de Segurança Municipal e, em 1995, o pelotão Ropam (Ronda Ostensiva de Proteção e Auxílio Municipal).
Em 2001, a instituição recebeu o nome de Guarda Civil Municipal, e contava com 294 integrantes formados em ambiente universitário através de convênio com a Prefeitura e o Unimonte. Em 2003, mais 100 GCMs foram formados. Atualmente está subordinada à Subsecretaria de Assuntos de Segurança e conta com efetivo de 233 guardas e frota de 23 viaturas, 10 motos, 15 bicicletas e duas embarcações, além de duas bases fixas, com funcionamento 24 horas durante a temporada. Os guardas passam por cursos e capacitações constantes, ministradas por instrutores credenciados em diversas áreas, inclusive habilitação para porte de arma, já que toda a tropa deve estar habilitada para o uso de arma de fogo.
Dividida em áreas, a GCM conta com o Setor de Apoio (Grupamentos Administrativo e de Instrução), Setor de Comunicação, Setor Operacional (Canil, Ronda Ostensiva de Motocicletas, Vídeo Monitoramento e Patrulhamento com viatura), Setor Assistencial, e Setor de Proteção Ambiental (Grupamentos de Guarda Costeira e de Guarda Ambiental). O GAPE (Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção a Violência nas Escolas desenvolve trabalho social na rede municipal, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), voltado à prevenção ao uso de drogas e violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário