Cidade obteve melhor resultado da região, com a nota 5,8
Praia Grande atinge meta do MEC para IDEB 2015 |
Apesar do resultado positivo nesta edição do IDEB, Praia Grande já tem batido a meta estipulada pelo MEC na avaliação de alunos do 1º ao 5º ano, desde 2007. Na ocasião, o sistema de ensino da Cidade garantiu a nota 4,8, enquanto a marca definida era 4,3. Em 2009, 4,9 foi o desempenho do Município, 0,3 a mais do projetado (4,6). Na última análise realizada em 2011, mais uma atuação satisfatória com 5,5, acima do determinado 0,5 (5). “A evolução crescente de nossas crianças não nos surpreende, devido a tradição de se investir maciçamente em Educação”, pontua a subsecretária de Gestão Pedagógica, Fátima Miranda.
A Administração Municipal aposta no ensino de qualidade como ferramenta fundamental na formação de uma sociedade melhor preparada. Prova disso, são os investimentos da Secretaria de Educação (Seduc) na instrumentação dos professores, com equipamentos tecnológicos, como lousas digitais e laboratórios de informática. “Recentemente começamos a fazer a entrega de tablets, para municiar os profissionais para que aulas sejam ainda mais prazerosas”, destaca a subsecretária.
Uma melhor capacitação do material humano também merece destaque no planejamento traçado pela Secretaria de Educação. Periodicamente, os professores participam de curso de formação e aperfeiçoamento pedagógico e intelectual. Para isso, a pasta municipal firma parcerias com as esferas estadual e federal e disponibiliza capacitações como Poletramento, Letra e Música, pós-graduação em Educação Infantil, entre outros. “Além disso, estamos no segundo ano de adesão ao PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), que objetiva a alfabetização das crianças até os oito anos de idade”, pontua Fátima Miranda.
9º ano – Na segunda fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Praia Grande conquistou a nota 4,8, ou seja, 0,2 a mais do resultado registrado em 2011 (4,6). Neste quesito, a Cidade novamente foi a melhor entre os municípios da Baixada Santista. Itanhaém e Cubatão, com 4,5, garantiram a segunda colocação no IDEB. “O desempenho dos alunos dos anos finais do Fundamental é um dos principais desafios do Município. Entendemos que a qualidade está em permanente construção, por isso, utilizaremos os indicadores em benefício do aprendizado”, comenta a subsecretária.
Histórico - O IDEB é o principal indicador utilizado pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliação da qualidade da Educação no País. Criado em 2007, baseado em uma escala que vai de zero a dez, sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e média de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil.
A série histórica de resultados do IDEB se iniciou em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022.
Ligação externa: EDuca no Socialkut
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