Antigamente, o sistema de esgoto na Praia Grande não era adequado, e o esgoto era despejado diretamente no mar e na areia. Isso causava impactos ambientais significativos e afetava a qualidade da água e das praias e literalmente é este o histórico do sistema de esgoto da cidade.
Atualmente, a Praia Grande conta com um sistema moderno de tratamento de esgoto. Essa modernização reflete o compromisso e investimento da administração pública que possui 13 estações elevatórias que enviam o esgoto para tratamento nos três emissários submarinos.
De acordo com a Sabesp, 100% do esgoto coletado é lançado nos emissários, garantindo que os dejetos não poluam as praias.
Apesar dos avanços e em meio a protestos, ainda há desafios. Ligações irregulares de esgoto são uma das principais causas da poluição das praias.
O Projeto Esgoto Certo, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, visa detectar essas irregularidades através de câmeras. Não relacionado a esta iniciativa, o Praia Grande News tem o espaço de acesso às câmeras da cidade ao vivo, veja aqui.
A conscientização e o engajamento da comunidade são essenciais para garantir a melhoria contínua do sistema de saneamento.
É importante que os governantes continuem investindo em saneamento básico para proteger o meio ambiente e a saúde pública. Afinal, a falta de tratamento de esgoto pode ter consequências graves, como a morte de crianças por doenças relacionadas à água contaminada. 🌊🌿
Nenhum comentário:
Postar um comentário